Histórico


Breve Histórico da Escola de Educação Básica Cedrense


Na história da educação do  município de São José do Cedro, a Escola de Educação Básica Cedrense é pioneira. Em abril de 1946 houve um registro de 14 alunos de primeira, segunda e terceira séries, cuja professora era Maria do Carmo Magalhães. Os alunos, na grande maioria eram naturais do Rio Grande do Sul . Conclui-se que a escola funcionou em uam casa de família.
Por volta do ano de 1950 para 1951, foi fundada a primeira Escola Isolada Estadual na então vila de São José do Cedro, ainda pertencente ao município de Dionísio Cerqueira. Naquele ano, segundo, depoimentos, serviram de Escola as seguintes instalações: o pavilhão de propriedade do Sr. Beno Nós, sendo estão professor o Sr. Silvestre Flach, que passou a lecionar até 1952. Ele deixou de lecionar por que se mudou para outra região. a casa do senhor Norberto Niderauer, o salão Paroquial da Igreja Católica, a casa de Abrão Paloski e também a casa do Scherner.
Em 1952 assumiu a direção da Escola Isolada Estadual o Sr. Professor, João Trageski que, no entanto, permaneceu somente um ano em São José do Cedro. Já em 1953 entrou a senhorita professora Ines Bavaresco, que continuou a obra começada pelos professores que a antecederam, em prol dos alunos e pais de São José do Cedro. Ainda no mesmo ano, teve a seu lado a senhorita Iria Bataglin que, juntamente com ela, dedicaram-se exclusivamente ao magistério. Como nesta época era necessário mais professores, foi chamado o Sr. José Schaefer, para que, como diretor, respondesse pela direção, e ao mesmo tempo, também lecionasse.