ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CEDRENSE
SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Justificativas:
Inúmeras são as vezes que lemos e ouvimos falar sobre meio ambiente. No nosso cotidiano as manchetes da imprensa, falada e escrita, diariamente, trazem chamadas relacionadas ao desmatamento, poluição ou destruição de ecossistemas.
O ser humano que há muito tempo atrás se relacionava de maneira harmônica com a natureza, deixou essa relação de lado e gradativamente foi se afastando dela, como que se excluindo, deixando de perceber o quanto a sua sobrevivência depende da natureza.
A ampliação da capacidade humana de dominar a natureza por meio da técnica nos levou aos índices de degradação do ambiente, tão elevados, que ameaçam o futuro da humanidade.
A realidade ambiental global não é diferente no nosso espaço local. A ocupação humana da nossa cidade se deu por volta da década de 50, e a partir dela, transformações foram feitas com o propósito de organizar a cidade e produzir a sobrevivência. A partir de então, iniciou-se um processo de ocupação que desconsiderou inclusive o riacho que corta a cidade, a fauna nativa e hoje sofre as conseqüências dessas atitudes.
Sabemos que aquilo que está posto, edificado e construído não vamos conseguir mudar, mas acreditamos ser possível construir um novo modelo de desenvolvimento em que se garanta o uso dos recursos naturais sem agredir o meio ambiente, ou então devolvendo um pouco daquilo que lhe foi retirado do meio ambiente.
A atual crise ambiental tem levado as pessoas a refletirem sobre o espaço em que vivem e a desenvolver soluções para os problemas na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Portanto, é necessário despertar atitudes ambientalmente corretas e apropriadas na vivência escolar, para que estas contribuam para a formação de cidadãos responsáveis na sociedade.
Sendo assim, a Escola de Educação Básica Cedrense, desenvolve este projeto acreditando na conscientização da comunidade escolar e na geração de mudanças no comportamento para a melhoria da vida no nosso meio.
Objetivo Geral
-Desencadear ações reflexivas para redimensionar os conceitos já construídos, assumindo nova postura ambiental.
Objetivos Específicos
- Promover ações educativas interdisciplinares;
- Desenvolver atos de cidadania para com o meio ambiente;
- Reconhecer a importância de pequenas atitudes de preservação no nosso dia-a-dia;
- Participar de atividades comemorativas ao Dia Mundial da Água, Meio Ambiente e Dia da Árvore promovendo a conscientização sobre os problemas ambientais;
- Promover atividades de conscientização sobre os problemas ambientais;
- Buscar e promover ações para a problemática ambiental da comunidade;
-Ampliar as atividades de produção de mudas de árvores nativas a fim de suprir a necessidade da comunidade;
-Distribuir mudas de árvores nativas;
-Continuar realizando a coleta seletiva dos materiais recicláveis no ambiente escolar;
-Sensibilizar as autoridades quanto à necessidade da implantação de um galpão e do programa de coleta seletiva dos materiais recicláveis;
-Buscar junto com o CRAS, Prefeitura Municipal e Associação de Coletores do município, implantação de um galpão para separação do lixo coletado;
-Reaproveitar o lixo orgânico produzido na escola como adubo para o cultivo das mudas de árvores;
-Incentivar os alunos a realizar a separação e reciclagem do lixo;
-Continuar confeccionando com as turmas dos 9º anos sacolas com materiais recicláveis para a venda;
-Continuar confeccionando sacolas de RX para a venda para captação de recursos;
-Buscar junto a empresas tecidos para confecção de sacolas de RX;
-Continuar com a coleta de lâminas de RX;
-Coletar pilhas e baterias e dar o destino adequado;
-Desenvolver estudos sobre a água, seu uso e formas de reaproveitamento;
-Viabilizar ações de tomada de consciência sobre o não desperdício da merenda escolar;
-Buscar parcerias junto aos órgãos municipais para reflorestar as nascentes do município bem como as áreas devastadas;
-Participar de feiras e concursos relativos ao tema meio ambiente;
-Realizar parcerias com empresas, órgãos governamentais, ONGS e pessoas da comunidade;
-Incentivar a coleta do óleo de cozinha usado bem como dar um destino adequado ao mesmo;
-Organizar campanhas e palestras de conscientização ao não desperdício de água;
-Continuar postando o Projeto: Meio Ambiente, Consciência e Preservação, no blog e facebook da escola, bem como as atividades nele desenvolvidas;
-Fazer campanhas na comunidade escolar e na EPAGRI sobre coleta de sementes;
-Buscar junto aos órgãos representantes do município parceria com o objetivo de implantar cercas junto ao Rio Cedro para fazer plantio de mudas e reconstituir a mata ciliar;
-Realizar periodicamente encontros de avaliação e replanejamento do projeto.
-Continuar divulgando os malefícios do descarte inadequado das lâmpadas tanto para o ser humano como para o meio ambiente bem como informar os educandos sobre os encaminhamentos adequados;
-Realizar visita a uma propriedade ecológica no município de Guaraciaba;
-Ampliar, através dos meios de comunicação, o incentivo à retirada de mudas árvores em datas como dia do meio ambiente e dia da árvore;
-Junto aos meios de comunicação divulgar a distribuição de mudas nativas na unidade escolar;
-Buscar parceria junto a SICOOB e em outras instituições, para aquisição de caixa de água para a coleta de água da chuva junto ao ginásio de esportes para uso nos sanitários;
-Realização de uma trilha ecológica com os alunos do Ensino Médio.
Envolvidos:
Recursos:
Humanos:
Todos os professores funcionários e comunidade da Escola de Educação Básica Cedrense.
Parceiros
- Comunidade interna e externa;
- Rádio Cedro e Rádio Integração
- WWWTC Informática;
-Prefeitura Municipal de São José do Cedro – Secretaria da Agricultura/Saúde/CRAS/Vigilância Sanitária;
- 30 ADR;
- Ministério Público;
- Câmara de Vereadores;
-UFSM – doação de sementes;
-EPAGRI;
-SICOOB;
-Enfermeiras e Agentes de Saúde/Posto de Saúde;
-Polícia Ambiental;
Materiais
- Retalhos de tecidos;
- Garrafas PET;
- Radiografias;
- Sementes;
- Tubetes;
- Adubo orgânico;
- Terra adequada ao plantio;
- Adubo – chorume;
- Lixo reciclável recolhido;
- Recursos de multimídia;
-Uso de produtos naturais.
Atividades - Ações
a) Atividades em sala de aula, no espaço escolar e na comunidade:
-Estudo dos biomas;
-Estudo do bioma local primitivo e atual;
-Alimentação – produção, consumo adequado e reaproveitamento;
-Participação em concursos;
-Palestras de sensibilização quanto à realidade ambiental local;
-Estudos sobre o Código Florestal Brasileiro;
-Fazer a coleta de pilhas, baterias e lâminas de RX;
-Pilhas e baterias – benefícios e malefícios;
-Lâmpadas – benefícios e malefícios;
-Estudos sobre os impactos ambientais, tempo de decomposição e degradação do lixo, dos resíduos químicos, pilhas e baterias, lâmpadas no meio ambiente;
-Fazer a coleta de óleo de cozinha usado;
-Palestras de conscientização sobre a importância de proteger as fontes de água.
b) Atividades da Patrulha Ecológica
- Organização e conscientização das equipes de apoio e colaboradores;
- Preparação dos recipientes para o plantio;
- Plantio de árvores para recuperação e conservação das nascentes;
- Coleta de Sementes;
-Buscar parcerias para incentivar os alunos participantes das atividades do clube;
- Registro e controle dos beneficiários das mudas;
- Distribuição de mudas;
- Recuperação da mata ciliar nas nascentes, riachos e rios do município;
- Solicitação de sementes às instituições produtoras;
-Ampliação do Banco de Sementes;
- Aplicação do chorume na produção de mudas bem como outros produtos naturais;
-Ampliação e implantação do novo sistema de captação de água;
-Distribuição do excedente do chorume produzido à comunidade;
- Reaproveitar o excedente da merenda escolar para produção de chorume.
c) Atividades de coleta e reaproveitamento de materiais recicláveis
-Produção de Sacolas ( de retalhos, lâminas de RX) com os 9º anos;
-Confecção de sacolas com lâminas de RX para venda para investir os recursos no projeto;
-Coleta de óleo de cozinha para a destinação correta;
-Entrega do lixo reciclado aos coletores de material reciclável.
d) Atividades fora do espaço escolar
- Participação em feiras locais e regionais;
- Seminários;
-Plantio de árvores;
-Entrega de sacos biodegradáveis e folders nos bairros São Luiz e Isol;
-Visita a uma propriedade ecológica;
-Realização de uma trilha ecológica;
e) Atividades com os parceiros
-Cursos com WWWTC Informática para os monitores;
-Cercas para isolamento do Rio Cedro;
-Coleta de sementes;
-Coletar sementes com parceria do Corpo de bombeiros, Epagri, alunos e pais;
f)Atividades de digitação, informatização e divulgação
- Continuação na divulgação do projeto no blog da escola;
-Divulgação das ações do projeto no face book;
- Divulgação das ações na imprensa falada e escrita.
Avaliação
A avaliação será contínua e permanente sendo reavaliado constantemente e sempre.
Horta Suspensa
Esta atividade desenvolvida na Escola de Educação Básica Cedrense demonstra que muitos materiais poderão, de maneira criativa e sustentável, serem reaproveitados, assim também como os pequenos espaços poderão ser modificados e adequados. Neste ano, a primeira série 10 do PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador e a professora Marta Finco estão sendo os responsáveis pelo trabalho de organização e preservação da horta suspensa.
Compostagem
Para evitar que materiais orgânicos sejam enviados ao aterro, a Escola coloca-os nas composteiras, produzindo o chorume que é utilizado na fertilização das plantas no viveiro da Instituição "Patrulha Ecológica" e o excedente é entregue à comunidade. Em 2017, esta atividade está sendo de responsabilidade da turma da primeira 13 do PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador - e da professora Marta Werlang.
Jardim Suspenso
Foi criado para embelezar a escola, bem como para reaproveitar litros pety. A atividade visa um trabalho consciente quanto à utilização dos vasos, visto que estes evitam o mosquito da dengue e o desenvolvimento da atividade proporciona ao educando a conscientização ambiental. Este trabalho está sendo desenvolvido pela oitavos anos 81 e 83 com a parceria da professora Ana Elesbão.
Sacolas Retornáveis
A confecção das sacolas retornáveis com lâminas de raio x foi realizada pelos alunos dos nonos anos com a orientação da coordenadora pedagógica Maria Irene e a professora de Arte Marta Finco.
Pilhas
A Professora Vera Silveira, juntamente com a turma do Ensino Médio Inovador (EMI), estudou os malefícios que as pilhas e baterias causam ao ser humano e ao meio ambiente, quando descartadas inadequadamente.
A escola é um ponto de coleta permanente destes materiais e todos os anos encaminha-os a uma empresa que faz esse descarte adequado.
Palestra - Consórcio Hollus-Br-163
Com a finalidade de amenizar os impactos ambientais, o Consórcio Hollus, tem ministrado diversas palestras sobre: biodiversidade, oficina de compostagem, coleta, beneficiamento, armazenamento e produção de mudas.
Além deste trabalho a empresa contemplou a escola, doando uma de caixa 20 mil para captação da água da chuva, esta usada nos sanitários da escola, completando assim 60 mil litros de água captados.
Dengue
A escola, desenvolveu atividades como estudos, construção de paródias, teatros, cordel e vídeos sobre o mosquito Aedes Aegypti. Com intuito de conscientizar os alunos sobre a dengue, Chikungunya e Zica Virus.
Clube da Patrulha Ecológica
Continua sendo desenvolvido atividades no viveiro com a produção de árvores nativas que são entregue á população.
Os interessado devem trazer embalagem para transportá-las e estas são entregue o ano todo.
Maquete do Rio Lageado Cedro
Os alunos Isadora Alessia e Diogo Ferrari apresentaram a atividade no CEMEG. O estudo e realização iniciou em 2013, e desde então a escola procura apresentar esta maquete em escolas e em outras entidades com o objetivo de sensibilizar a comunidade Cedrense sobre a falta da mata ciliar ao longo do trecho do Lageado bem como somar forças para realizar um futuro trabalho.
Compostagem
Os alunos dos sextos e sétimos anos realizaram estudos sobre a compostagem, após a palestra com o agrônomo Sylvio. Também realizaram esta atividade na pratica e acompanharam todo o processo, no dia fizeram o repasse as demais turmas da escola.
Distribuição de Mudas
A escola continua fazendo a distribuição de mudas de árvores nativas. Nesta semana a atividade é intensificada lembrando a semana do meio ambiente.
Proprietário
|
Quantidade
|
Localidade
|
Nome da Espécie
|
Dia/Mês
|
|||||
APP Promorar
|
51
|
São José Cedro
|
Manga
Canela
Jambolão
Araucária
Nêspera
Canafístula
Framboinam
Araticum
|
03/02
|
|||||
Loteamento Lackoski
|
49
|
São José do Cedro
|
Jambolão
Olho de Pomba
Pitanga
Angá
Abacate
Araticum
Laranja
Cereja
Ipê Roxo
Nêspera
Canafístula
Ipê Amarelo
Jabuticaba
Araticum
Cedro
|
14/02
|
|||||
Creche Pingo de Gente
|
155
|
São José do Cedro
|
Jambolão
Canela
Nêspera
Araucária
Pitanga
Guabiroba
Cereja Preta
Primavera
Manga
Ipê Roxo
|
02/03
|
|||||
E.P.M Renascer
|
96
|
Princesa
|
Canela
Pinheiro
Tangerina
Cereja Preta
Jabuticaba
Pau Brasil
Cedro
Guabiroba
Uvaia
Nêspera
Cinamomo
Sibipiruna
Ipê Roxo
|
02/03
|
|||||
Gilmar Fávero
|
36
|
São José do Cedro
|
Maria Preta
Canafístula
Pitanga
Guabiroba
Olho de Pomba
Araucária
Jabuticaba
Pau Brasil
|
03/03
|
|||||
Alisson Bavaresco
|
06
|
São José do Cedro
|
Canela
Ipê Roxo
|
15/03
|
|||||
APAE
|
45
|
São José do Cedro
|
Tangerina
Cereja Preta
Pitanga
Jambolão
Nêspera
Ipê Roxo
Ipê Amarelo
|
30/03
|
|||||
Marisa Alessio
|
10
|
São José do Cedro
|
Pitanga
Cereja
|
30/03
|
|||||
CEMEG
|
83
|
São José do Cedro
|
Pitanga
Canafístola
Nêspera
Jabuticaba
Olho de Pomba
Jabuticaba Branca
Cereja Preta
Pata de Vaca
Maricá
Grumichama
|
31/03
|
|||||
Vera Banfi
|
20
|
Padre Reus
|
Ipê Amarelo
Ipê Roxo
Araticum
Cereja
Canela
Olho de Pomba
Guabiroba
Cedro
Pitanga
|
03/04
|
|||||
Acelino Weis
|
07
|
Linha Mariflor
|
Canela
|
03/04
|
|||||
E.M. Olavo Bilac
|
47
|
Barra Bonita
|
Sibipiruna
Pau Brasil
Canafístula
Marica
Jabuticaba
Mange
Ipê Roxo
Ipê Amarelo
Araucária
Jabuticaba Branca
Nêspera
Falso Pau Brasil
Sibipiruna
Guabiroba
Jambolão
Ypê Roxo
Ypê Amarelo
Cereja
Canela
|
18/04
|
|||||
Jucelino Pissaia
|
08
|
Linha Seis Barras
|
Araucária
|
18/04
|
|||||
Deise Pelegrin Spironello
|
144
|
Bairro Santa Rita
|
Araucária
Nêspera
Pitanga
Sibipiruna
Pau Brasil
Guabiroba
Jambolão
Olho de Pomba
Cereja
|
26/04
|
|||||
Creche Pingo de Gente
|
43
|
São José do Cedro
|
Manga
Pitanga
Guamirim
|
28/04
|
|||||
Ademar Stempczinski
|
2
|
São José do Cedro
|
Canela
|
28/04
|
|||||
Ivonete Damo
|
33
|
São José do Cedro
|
Pitanga
Nêspera
Canafístola
Guabiroba
Tangerina
Jabuticaba Preta
Jabuticaba, Branca, Guamirim
Ipê Amarelo
Ipê Roxo
Uvaia
Araticum
Maricá
|
08/05
|
|||||
Epagri
|
138
|
Princesa
|
Ipê Amarelo
Ipê Roxo
Manga
Pinheiro
Nêspera
Canela
Guabiroba
Jabuticaba
Pitanga
Cereja Preta
|
12/05
|
|||||
Prefeitura Princesa
|
100
|
Princesa
|
Guaramirim
Cereja Preta
Pitanga
Jabuticaba
|
12/05
|
|||||
Luciano Pinto
|
175
|
São José do Cedro
|
Ipê Roxo
Ipê Amarelo
Pitanga
Guabiroba
Cereja Preta
Cereja Amarela
Jabuticaba
Jabuticaba Branca
Tangerina
Uvaia
Jaburiti
|
25/05
|
|||||
Luciano Pinto
|
59
|
São José do Cedro
|
Ameixa
Ovaia
Jabuticaba
Tangerina
Guabiroba
Abacate
Guamirim
|
25/05
|
|||||
Doação de Sementes
Doador
|
Espécie
|
Dia
|
Dedeco
|
Lichia
|
26/01
|
Maria Irene
|
Jambolão
|
03/02
|
Maria Irene
|
Jabuticaba Branca
|
03/02
|
Neusa Rozo
|
Acerola
|
13/02
|
Maria Irene
|
Guabiju
|
15/02
|
Maria Irene
|
Uvaia
|
15/02
|
Airton Ferrari
|
Sete Capotes
|
17/02
|
Maria Irene
|
Jabuticaba
|
20/02
|
Patrick Merigo
|
Tarumã
|
20/02
|
Felipe
|
Tarumã
|
03/03
|
ValdirReinher
|
Goiaba Vermelha
|
03/03
|
Maria Irene
|
Ipê Roxo
|
03/03
|
Maria Irene
|
Manga
|
06/03
|
Glicescia Brescovici
|
Sete Capotes
|
06/03
|
Glicescia Brescovici
|
Lexia
|
06/03
|
Enizibe Stanislanski
|
Goiaba Vermelha
|
06/03
|
Edigna Maria Mergen
|
Araticum
|
07/03
|
Edigna Maria Mergen
|
Brinco de Indio
|
07/03
|
Edigna Maria Mergen
|
Atemóia
|
07/03
|
Edigna Maria Mergen
|
Olho de Pomba
|
24/03
|
Maria Irene
|
Araucária
|
29/03
|
Margarete Zanatta
|
Araucária
|
03/04
|
João Segatti
|
Araucária
|
05/05
|
Dione Merigo
|
Araucária
|
05/05
|
Maria Irene Escher
|
Araucária
|
05/05
|